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Afinal, qual é a diferença entre assessoria de imprensa e publicidade?

Apesar de bem diferentes, as atividades ainda geram muitas dúvidas e são confundidas como sendo a mesma coisa ou como atividades similares. No entanto, apesar de ambas lidarem com a divulgação de produtos, atividades, profissionais, marcas ou serviços, existem diferenças significativas entre elas.

A assessoria de imprensa tem entre seus objetivos identificar, junto a seus clientes, assuntos que sejam do interesse coletivo, para que sejam sugeridos visando a publicação como matérias em veículos de comunicação. Para isso, o contato é feito com jornalistas e editores. A publicidade também divulga informações sobre o cliente, em forma de anúncios, com foco não no interesse público, mas na venda dos seus produtos e serviços. Para isso, o contato é feito com o departamento comercial dos veículos para a definição e compra de espaços publicitários para veiculação dos anúncios e/ou comerciais.

Outra diferença é que a assessoria de imprensa não tem o controle total da informação a ser publicada. A assessoria envia um release para um veículo e a partir daí o jornalista pode publicar o release na integra, apenas parte dele, fazer uma nota, ou ainda, realizar uma entrevista com o cliente e publicar uma matéria de destaque. Tudo vai depender do interesse do veículo no assunto sugerido. Portanto, a assessoria de imprensa não pode garantir ao seu cliente que determinada matéria será publicada em determinado espaço. Já a publicidade compra um espaço específico e há controle total sobre o conteúdo. O anúncio será publicado exatamente conforme criação da agencia de publicidade, no espaço comprado pelo cliente.

A assessoria de imprensa não paga para obter a publicação de matérias. Os assuntos, quando do interesse do veículo, são publicados como matérias ou notas em revistas, jornais, sites, ou são realizadas reportagens em televisão ou rádio, em espaço editorial gratuito. No caso da publicidade, é sempre necessário pagar pelo espaço publicitário (anúncio em jornal, revista, comercial de rádio, TV etc.).

Pelo fato de a publicidade envolver o pagamento do espaço, o consumidor sabe que a informação veiculada no anúncio é produzida pela empresa, que obviamente, divulgará apenas aspectos positivos de seu produto ou serviço. A assessoria de imprensa, ao conquistar espaço editorial gratuito, agrega credibilidade ao assunto divulgado, uma vez que o público sabe que, em uma matéria, quem transmite a informação é um jornalista imparcial, não a própria empresa.

Como a publicação de matérias não é paga, o cliente pagará apenas pelo serviço prestado pela assessoria de imprensa. No caso da publicidade, além de pagar pelos serviços da agencia de publicidade, que envolvem a criação dos anúncios, plano de mídia, entre outros, o cliente pagará pelo espaço publicitário (anúncio na revista, comercial na TV, etc), que tem custos extremamente altos.

Se a publicidade custa caro, posso substituí-la por assessoria de imprensa?

Se a empresa tem como objetivo o aumento das vendas de um produto, de forma imediata, por exemplo, a publicidade tem mais chances de atingir este objetivo. Apesar de que, quando se trata de um lançamento inovador, a assessoria de imprensa também pode alcançar bons resultados com a publicação de matérias sobre o produto, que sendo compartilhadas por inúmeras pessoas nas redes sociais, consegue obter um alcance tão expressivo ou maior do que a publicidade.

De uma forma geral, com a presença constante do cliente em matérias veiculadas na mídia, a assessoria de imprensa tem como vantagem a construção de uma imagem positiva para o cliente, aumentando sua credibilidade junto ao público, a médio e longo prazo.

Portanto, decidir sobre qual a melhor maneira para se promover e divulgar uma empresa depende dos objetivos a serem atingidos. A publicidade tem grande valor e é essencial para determinados clientes. E a assessoria tem o poder de fortalecer a publicidade com a imagem institucional positiva do cliente.

O ideal é associar as duas áreas, para que o público receba os comunicados de diversas fontes. Mas quando os investimentos em publicidade não são economicamente viáveis, a assessoria de imprensa se apresenta como uma opção que oferece benefícios importantes para a imagem do cliente, com um custo possível.

A assessoria de imprensa pode ser usada como ferramenta para aumentar as vendas?

Esta não é a principal atribuição da assessoria de imprensa, que não é responsável pelo aumento das vendas, mas sim pelo fortalecimento da imagem institucional do cliente e pelo aumento de sua exposição na mídia. O conteúdo produzido pela assessoria de imprensa não tem formato publicitário, não anuncia promoções, nem faz alarde quanto aos benefícios de um produto. A assessoria tem como objetivo intermediar a relação entre o cliente e a imprensa, apresentando e sugerindo aos jornalistas assuntos que possam ser do interesse do público alvo do veículo, levando assim informações relevantes para o target da empresa.

Mas, apesar disso, por meio do desenvolvimento de suas atividades, a assessoria pode sim, influenciar as vendas de um produto ou aumentar a demanda por um tipo de serviço. Quando o consumidor tem uma imagem positiva de uma marca ou empresa, e é impactado por uma campanha publicitária, sua receptividade certamente é melhor.

Portanto, a assessoria pode influenciar indiretamente os resultados de vendas.

Além disso, por meio de matérias publicadas em veículos diversos, a assessoria consegue despertar o interesse do público a respeito do assunto divulgado e influenciar diretamente a demanda do consumidor. Por exemplo, quando um novo resort em uma praia paradisíaca é inaugurado, e esta inauguração é noticiada em revistas de turismo, em matérias com fotos atraentes e texto interessante com um feedback positivo sobre o local, os leitores terão interesse em conhecer o resort.

Se um chef famoso abre no País uma filial de um restaurante internacionalmente conhecido, o trabalho de uma assessoria de imprensa, conquistando espaço para esta notícia em revistas, jornais e sites com seções sobre gastronomia, irá gerar uma grande repercussão sobre o assunto e, consequentemente, atrair clientes ávidos por conhecerem a novidade. Na sequência, a assessoria de imprensa trabalha para manter o nome do restaurante na mídia, enviando sugestões de pauta para os veículos frequentemente, sobre novidades no cardápio, promoções, festivais sazonais etc., que, sendo publicadas, contribuirão para manter o interesse dos clientes pelo local.

Existem muitos outros exemplos, em diversos segmentos, como nutrição e saúde, quando notícias sobre os benefícios de um determinado alimento, tendo o aval de médicos citados como fontes em reportagens, aumentam a procura pelo produto (o que pode significar aumento de vendas para fornecedores de produtos naturais, por exemplo).

Além disso, é preciso levar em conta o poder das mídias sociais atualmente, quando assuntos considerados interessantes são amplamente compartilhados por usuários da internet multiplicando de forma considerável o alcance de conteúdo.

A publicação de matérias em sites de notícias, tendo link para o site do cliente inclusive, em determinados casos, pode aumentar a visibilidade perante o Google e outros buscadores de notícias, ajudando no posicionamento do cliente no ranking desses buscadores.

Como são mensurados os resultados do trabalho da assessoria de imprensa e como tenho acesso a eles? 

Todo cliente quer medir os resultados de seus investimentos, no entanto, no caso de ações de comunicação nem sempre isso é simples. Uma das maneiras utilizadas para justificar os investimentos realizados em assessoria de imprensa é a centimetragem, que mede o espaço onde determinada matéria foi publicada e calcula o valor daquele espaço caso fosse pago como anúncio publicitário, o que é bastante utilizado, mas nem sempre muito eficaz. Lembrando que o principal objetivo da assessoria é agregar valor ao cliente, divulgando e fortalecendo sua imagem junto à opinião pública, medir estes resultados de forma absoluta nem sempre é possível.

Os resultados obtidos pela assessoria também não podem ser calculados ou demonstrados simplesmente com a avaliação dos números de vendas. E se os números de vendas, mesmo quando impactados positivamente pela assessoria de imprensa, não são utilizados como medida para comprovar a eficácia do trabalho desenvolvido por ela, os números de publicações também não representam exatamente o sucesso ou não do investimento feito.

Os clientes que procuram os serviços de uma assessoria de imprensa, muitas vezes por falta de conhecimento, criam expectativas relacionadas a obter publicações em determinados jornais, aparecer na TV em horário nobre ou ter um número x de matérias veiculadas por mês.

A assessoria de imprensa mantém o cliente informado sobre as publicações alcançadas. Isto é feito por meio do clipping, relatório que registra, todos os materiais veiculados sobre o cliente na mídia, e pode ser diário, semanal ou mensal.

No entanto, mais importante do que a quantidade de publicações conquistadas pela assessoria de imprensa para o cliente, é a qualidade destas publicações, ou seja, a veiculação de matérias em espaços relevantes, que tenham como público os possíveis consumidores do cliente.

Ou seja, uma assessoria de imprensa competente estará mais preocupada com a pertinência dos veículos para cada um dos seus clientes do que com a quantidade de veículos que publicarão a notícia. A assessoria, a partir do conhecimento dos objetivos e do publico alvo do cliente, desenvolverá um planejamento estratégico visando atingir este público, por meio dos veículos mais adequados.

A assessoria de imprensa, em suma, é relevante para qualquer empresa ou profissional autônomo, de qualquer porte ou qualquer segmento de atuação. A eficácia do trabalho desenvolvido pela assessoria depende de planejamento, competência e dedicação. Em parceria com a empresa-cliente e alinhada com seus objetivos e metas, a assessoria é capaz de alcançar resultados positivos e duradouros, contribuindo para o sucesso de seus clientes em um mercado cada dia mais competitivo.

Sobre a Vervi 

A Vervi é uma assessoria de imprensa que há 34 anos identifica e analisa informações rotineiras, traduz em linguagem jornalística e as transforma em notícias. Expert em mídia, auxilia a posicionar e fortalecer a imagem das marcas com as quais trabalha, espalhando as notícias e tornando produtos e serviços conhecidos através de estratégias de comunicação, da realização de encontros de relacionamento com jornalistas, de media training e de gerenciamento de crises.

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